Alunos de Meleiro visitam Geossítios do Geoparque Caminho dos Canyons do Sul



No dia 13 de junho os alunos da escola em Meleiro estiveram participando de uma atividade de visita de campo a alguns dos geossítios do território do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
Os alunos foram guiados pelo geólogo do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, Gustavo Simão e pelo condutor Michel Crepaldi. Além destes, participaram da visita a diretora Rita Martins Biz e as professoras Ivonir de Oliveira Bristot, disciplina de História, e Daiele Bendo Pagnan, disciplina de ciências.
Na visita a trilha das Três Barras e as paleotocas, durante os mais de 6km de caminhada, os alunos puderam contemplar os diversos aspectos das belezas naturais associadas ao Geoparque Caminho dos Cânions do Sul.
Os alunos aprenderam sobre as diferentes rochas que compõem o território do geoparque. O geólogo Gustavo Simão ensinou os alunos sobre os arenitos da formação Botucatu, e explicou como esta rocha se originou de um grande deserto de dunas arenosas, maior que o atual Saara. Também foi explicado aos alunos que esta rocha arenosa consegue armazenar bastante água em seu interior, compondo o famoso Aquífero Guarani.
Esta mesma rocha arenosa, por ser facilmente escavável, serviu para que animais “gigantes” já extintos, fizessem nela tocas para abrigo e moradia, as conhecidas paleotocas. Estes animais, preguiças de mais de 3 metros de altura e tatus gigantes, habitaram nossa região até há 10 mil anos atrás.
Foi interessante para os alunos saberem que estas estruturas “furnas” que até recentemente se imaginava que teriam sido feitas por humanos, foram habitadas por eles, porém, feitas por animais que os precederam.
Durante a visita ao geossítios também foi ensinado aos alunos sobre o grande evento vulcânico que resultou na formação dos basaltos que compõem a nossa serra.
Por fim, ao caminhar pelo leito do rio Manoel Alves em local que estava seco, foi explicado aos alunos sobre os processos de transporte de sedimentos responsáveis pela formação dos depósitos de seixos que compõem o leito do rio.
A experiência da visita aos geossítios do Geoparque Caminho dos Cânions do Sul da cidade de Morro Grande foi engrandecedora para o alunos, aliando atividade de caminhada em campo com ensinamentos sobre a história da formação do nosso território a da nossa paisagem natural.

Categoria:Exemplo de categoria